Terça-feira, 13 de Março de 2007

Questionar?

Mais do que saber as vossas convicções religiosas, o que quis com este desafio foi partilhar as minhas perguntas convosco. Acho que, independentemente de credos, as perguntas que faço na música "Que Deus?" são válidas para qualquer pessoa. Todos nós nos questionamos pela razão das coisas. E todos nós temos direito a opinar. Mais do que a pôr em causa a existência do Divino, quis sim, pôr em causa as acções do Homem, que muitas vezes, por motivos duvidosos, se escondem atrás da religião para fazer o mal.
Fiz anos de catequese, numa idade em que as coisas nos são apresentadas e não são questionadas. Mas eu questionei-as, e a meu ver, as coisas não eram tão lineares como as faziam parecer. Vi muita hipocrisia, muito cinismo e muitas contradições. E os dogmas e as supostas verdades absolutas, são tudo menos absolutas. Foram e vão mudando com o tempo.
Acima de tudo, respeito a liberdade de cada um em poder escolher o seu caminho mas o que eu acho que realmente faz a diferença, é o olhar para dentro, olhar para as nossas acções e tentar no nosso dia-a-dia ser pessoas melhores. As minhas convicções religiosas e políticas regem-se pelos mesmos princípios: Paz e Amor. E não é a “Paz e Amor” cliché, o slogan que soa bem e é politicamente correcto, mas sim o estar em Paz com os outros e o estar em Paz connosco próprios.
E vivo a minha espiritualidade à minha maneira. E não vivo com a pretensão de saber tudo. Porque acredito que há algo acima de todos e de tudo, algo que nos escapa. Uns chamam-lhe Deus, eu chamo-lhe Destino. O que não Lhe faltam são nomes. No fundo, é tudo uma questão de interpretação. E as religiões mudam, os cultos mudam mas no fundo, e cada um à sua maneira, falam todos do mesmo. E todos nós, cada um à sua maneira podemos contribuir para um mundo melhor.
Agradeço a vossa participação e peço-vos que façamos deste blog, um ponto de encontro para conversas salutares e positivas.
publicado por bossac às 05:41
link | favorito
De Anónimo a 13 de Março de 2007 às 12:04
Primeiro fico feliz com vários comentarios k ficaram aqui registados onde fala de Deus o Único e Eterno, aquele que criou o homem, e deu livre escolha, é verdade que no mundo vemos guerra, fomes, doenças, dor, etc...muita coisa má, espero é que cada um de nós possa olhar e ver que é fruto da nossa maldade, a ganancia do homem a inveja o desejo de subir e crescer sem olhar a meios, essa é a causa do estado do mundo!!!

Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 1 João 4:9
De inuteis a 13 de Março de 2007 às 12:50
Tem muita piada este comentário!!! Mas é a mensagem típica dos crentes em algo invisível, imperceptível, e de existência incomprovada!

Tudo o que acontece de bom no mundo é atribuído a um ser superior e tudo o que acontece de mal é imputado à ganância, inveja e da maldade dos Homens!!

Ao menos sejam coerentes metam tudo no mesmo saco!
De Anónimo a 13 de Março de 2007 às 15:45
Bom comentário ao comentário O.o
É fácil provar que não existe alguma acção de um pressuposto deus(sim com letra pequena). Não é por rezar que as coisas acontecem diferente. As probabilidades de encontrar um electrão ali ou acolá não vai mudar, a probabilidade disto e daquilo não vai mudar..
Se existe ou não..não me interessa pois nunca o saberei ao certo! A bíblia(novo testamento)..para quem não sabe foi uma escolha muito cuidadosa de 4 testamentos das centenas ou mais que existiam na época.. E muitos deles foram escritos 100 anos após cristo(nas datas que os historiadores o dizem). A bíblia não é mais do que o maior best-seller baseado em factos semi-reais
De Anónimo a 13 de Março de 2007 às 18:16
Dsc mas isso das centenas de evangelhos (akilo a k chamas de testamentos) leste no código de DA VINCI?
Deixa-me esclarecer-te um poukinho acerca disso. Estes evangelhos que falas são evangelhos gnósticos, e eram apenas 5 (Verdade, Tomé, Filipe, Egípcios e Maria), datados de mais ou menos 150 d.C. enquanto por outro lado todos os livros que fazem parte do Novo Testamento foram escritos antes do ano 100.d.C.

Estes evangelhos gnósticos, como o evangelho de Maria, ou mesmo o de Judas, não foram escritos pelas pessoas que deram nome aos livros, mas sim por autores que aproveitavam a influência que estas pessoas tinham dentro da igreja para espalharem as suas ideias e assim serem aceites sem serem questionadas.

Estes livros têm ideias que vão contra a mensagem dos outros quatro evangelhos, não seguem com a mesma linha de raciocinio, por isso não foram incluidos. Falam de autenticas heresias, abordam históricas que nem reais eram, como supostos diálogos entre Judas e Jesus, ou um suposto relacionamento entre Maria (que Dan Brown diz que é Maria Madalena, mas a Bíblia nem refere isso).

Estas são apenas algumas dicas, mas existem certamente explicações melhores que esta...
De forevertheuni a 13 de Março de 2007 às 21:53
nup não li o código de da vinci...não leio tretas. Mas tu é que tás a partir do principio que os 4 (evangelhos...pah..não é coisa que me importe muito) foram escritos pelos apostolos..mais uma vez prova-o..ah mas eu tenho fé..força..não tenho nada a dizer, perde o tempo que quiseres a rezar, não leva ninguem a lado nenhum. Pode ter vantagens quando uma pessoa se sente melhor. Sinceramente gosta mesmo de saber qual foi a msg de cristo..a que chegou aos tempos de hoje, gosto dela. Ah outra coisa..as traduções tb foram muito boas..tipo sobre o outro que supostamente abriu o mar negro ou vermelho...nepes...na versão mais antiga que até agora se encontrou...mar de juncos que tinha água até aos joelhos...mas eu vou parar com isto que não vai levar ngem a lado nenhum, já que toda a gente diz ai Deus é tão bom e tal... criou só as coisas boas...as más não..foi o diabo...eu posso acreditar que tenho asas e vôo e não é verdade...
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.posts recentes

. ...o fechar de um ciclo!

. Comentário sobre o videoc...

. Que Deus?

. Ao vivo e em directo...

. Em directo no SAPO Messen...

. Questionar?

. Diz-me o que pensas e vem...

. QUE DEUS ?

. Biografia

. Tour 2006

.tags

. actuações

. amor

. armas

. biografia

. comentário

. deus

. directo

. exclusivo

. festivais

. guerra

. ilusão

. lá por fora

. letra música

. mundo

. nomeações

. paz

. prémios

. que deus

. sapo msg

. tour 2006

. video

. videoclip

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds