Terça-feira, 13 de Março de 2007

Questionar?

Mais do que saber as vossas convicções religiosas, o que quis com este desafio foi partilhar as minhas perguntas convosco. Acho que, independentemente de credos, as perguntas que faço na música "Que Deus?" são válidas para qualquer pessoa. Todos nós nos questionamos pela razão das coisas. E todos nós temos direito a opinar. Mais do que a pôr em causa a existência do Divino, quis sim, pôr em causa as acções do Homem, que muitas vezes, por motivos duvidosos, se escondem atrás da religião para fazer o mal.
Fiz anos de catequese, numa idade em que as coisas nos são apresentadas e não são questionadas. Mas eu questionei-as, e a meu ver, as coisas não eram tão lineares como as faziam parecer. Vi muita hipocrisia, muito cinismo e muitas contradições. E os dogmas e as supostas verdades absolutas, são tudo menos absolutas. Foram e vão mudando com o tempo.
Acima de tudo, respeito a liberdade de cada um em poder escolher o seu caminho mas o que eu acho que realmente faz a diferença, é o olhar para dentro, olhar para as nossas acções e tentar no nosso dia-a-dia ser pessoas melhores. As minhas convicções religiosas e políticas regem-se pelos mesmos princípios: Paz e Amor. E não é a “Paz e Amor” cliché, o slogan que soa bem e é politicamente correcto, mas sim o estar em Paz com os outros e o estar em Paz connosco próprios.
E vivo a minha espiritualidade à minha maneira. E não vivo com a pretensão de saber tudo. Porque acredito que há algo acima de todos e de tudo, algo que nos escapa. Uns chamam-lhe Deus, eu chamo-lhe Destino. O que não Lhe faltam são nomes. No fundo, é tudo uma questão de interpretação. E as religiões mudam, os cultos mudam mas no fundo, e cada um à sua maneira, falam todos do mesmo. E todos nós, cada um à sua maneira podemos contribuir para um mundo melhor.
Agradeço a vossa participação e peço-vos que façamos deste blog, um ponto de encontro para conversas salutares e positivas.
publicado por bossac às 05:41
link do post | comentar | favorito
|
62 comentários:
De Kanuca-Doida a 13 de Março de 2007 às 19:15
Realmente a musica faz tudo o sentido e muito sinceramente são verdades, mas que dependem única a exclusivamente naquilo que eu acredito. Não é por se ser católico e ir à igreja e à missa todos os dias que se é melhor ou pior cristão ou é por isso que vejo melhor Deus, também não é por este facto que tenho de me limitar a fazer tudo aquilo que é dito, não tenho de concordar com tudo, tenho de saber ser autocrítico , e saber pensar sobre as coisas não aceitar aquilo que eles dizem.
Sim eu nunca vi Deus, e há guerras, fome, crimes horrendos e nessas alturas eu pergunto "mas que deus é este que deixa que tudo isto aconteça?" E nós homens que fazemos para mudar isso? Também não fazemos nada muitas das vezes entra nos a 100 e sai a 1000, nem sequer queremos saber não é a nossa vida para que importar-nos, regra geral é assim que funciona.
Eu prefiro acreditar que ele existe, ele est à no outro, é o Deus das pequenas coisas, e claro que depois se prende com o nosso destino, o nosso projecto que dê-mos de cumprir na vida. Mas se olhar-mos bem à nossa volta, bem o problema é esse nós não olhamos preferimos olhar pró nosso umbigo e esquecer-mos que à quem tenha vidas muito piores que as nossas e se queixa muito menos, e ainda ajudam os outros, estão com um sorriso na cara, nunca pedem nada em troca, e amam INCONDICIONALMENTE. O nosso problema é que não sabemos amar, como não nos amamos e estamos sempre de mal com o mundo, po-mos as culpas em Deus. As vezes acontecem-nos as coisas mais fantásticas e inesperadas, e nós não sabemos muito bem como, foi a obra DELE, porque nós o merecíamos . Ele est à em nós e em tudo aquilo que acontece à nossa volta, só se o nosso destino est à traçado e não h à como engana-lo e dar a volta aquilo que tiver de acontecer vai acontecer, pode ser melhor ou pior, mas isso só depende de nós.
Agora quando eu vou para a escola ou em casa e passo a vida a mandar vir com toda a gente, e depois fico injustiçada pela forma como me trataram, a culpa foi minha eu é que comecei . Se eu prefiro viver o cliché "Paz e Amor" em fez de viver a paz e o amor, ai a culpa é minha, só minha, eu é que não amo os outros, porque não sou capaz de perceber que h há varias formas de amar. Um sorriso não custa a ninguém , não me posso fazer de pobre coitado, se eu não estiver bem cmg e com o mundo então o inverso da medalha também não funciona. Eu próprio posso ser deus, ele tb sofreu, ele morreu por nós e nunca se queixou. Temos de aprender a viver com alegria e amor em cada momento da nossa vida, só assim vamos ser felizes.
Se encontrar-mos uma pedra não a chute-mos , faça-mos dela um degraus, e suba-mos um nível na nossa existência.
De tomaladaca@hotmail.com a 13 de Março de 2007 às 19:48
Oh AC. Achas que o Brando Boyd vai mesmo ouvir o teu cd? Ou achas que aquilo vai ser tipo um suporte para copos?Gostei da entrevista. Das lhe bem no english!

AC The Rain Boss
De bossac a 14 de Março de 2007 às 04:07
O mais provável é aquilo ter ido para o lixo assim que virei as costas. Ou talvez não. É perguntar ao Brandon!

Quanto ao inglês, não é dos piores. Dá para os gastos...

Abraço, AC
De pitazul a 13 de Março de 2007 às 19:54
Boxx! Xo kero k me dex com a tua xuva... manda-m.. manda-m com a tua xuva AC!!!
De cricri a 14 de Março de 2007 às 00:02
A existência de Deus...Uma boa questão, que como qualquer uma não deixa de causar tumultos.
Eu sim, acredito em Deus. Não sei o quê ou quem é, onde está, como encontrá-lo, não faço a mínima ideia, mas tenho a certeza de uma coisa: há algo superior a todos nós. Uma alma, uma entidade, uma energia... alguma coisa há, isso é Deus. Concordo com a religião católica quando diz que "Deus é amor". Penso que é isso memso, é o bem que existe, os bons sentimentos, aquilo em que de melhor acreditamos e nos dá forças para continuarmos o dia-a-dia.
Sou católica praticante mas não é por admirar o Deus cristão ou de qualquer outra religião. Pratico porque é uma maneira de me sentir em paz, repor ideias... Tal como estar em contacto com a Natureza. E será que não é isso Deus? Não é nessas acções que estamos em contacto com ele? Quando nos sentimos em paz, quando respiramos o ar puro da manhã, olhamos o céu estrelado, praticamos uma boa acção...
Apesar de tudo julgo qeu a Igreja se tem convertido num negócio, e que tem muito a esconder. Mas uma coisa é certa: Jesus Cristo existiu. Não sei se realmente era filho de Deus mas foi um grande homem que praticou o bem nos deixou uma mensagem bem clara: amemo-nos uns aos outros. Isto nada tem a ver com religião. É o correcto para o bom funcionamento de uma sociedade e todos nós saimos a ganhar com isso.
Finalmente, acho impossível alguém não acreditar em nada. Pode não ser Deus, pode ser o Destino como dizes, ou outra qualquer coisa, uma coisa é certa, é impossível não acreditar em nada e é nos piores momentos da nossa vida que surge essa necessidade de pedir auxílio e de acreditar em algo superior para nos re-eguer-mos.

Parabéns pelo tópico!
De João Forte a 14 de Março de 2007 às 07:34
Pois é meus amigos, e para aqueles que não acreditam e até ridicularizam Deus, a verdade é esta... podem não acreditar porque não se vê, mas eu não vejo a electricidade e no entanto sei que existe, pois posso ver os seus efeitos e com Deus passa-se o mesmo... Posso não ver Deus, mas vejo as Suas obras na minha vida e a alegria que todos os incrédulos procuram essa só mesmo Deus pode dar...
Acreditem ou não...os sinais que estão descritos na bíblia como sendo os sinais do fim deste planeta estão a acontecer todos os dias, bem a vossa frente...Acreditem ou não... vai haver o dia em que muitos de nós vamos desejar morrer e nem isso nos será permitido!

Que a Paz esteja convosco!!!
De Bunny a 14 de Março de 2007 às 11:12
o k dizer acerca desta discussão?????
para mim ha tres coisas k nao s discutem...religião, politica e desporto...cada um tem a sua convição. nao adianta virmos ser donos da verdade e dizer k os catolicos tao mal..e os ateu s eagnosticos ou muçulmanos, ou jeovás estoa correctos..ninguem sabe quem anda mal ou bem..
concordo com as referencias ao vaticano. aquilo la nao e gerido da maior forma.... mas e impendsavel um pais como o vaticano alienar tudo em nome da pobreza..devemos ter em conta que aquilo que os paises pobres precisam nao e de dinheiro..olha tomem la uns milhares e desenrasquem-se..nao é assim. preciam acima d tudo e em primeiro de educaçao democratica...o dinheiro ia ser gasto em festas d anos - zimbabwe - terrorismo, guerras..etc....eles nao tem cultura suficeinte para saber como desenvolver um pais. por isso e k muitos tem dividas, pk recebm dinheiro, fazem uma estrada de acesso ao palacio presedencial um carro para o preseidente...e puff... ele acabou-se. primiero enseinam-se os paises ..e isso n é de hj pra amanha..e depois dao se os fundos para serem utilizados...mas esta discussão é aparte e levaria semanas...lol
quanto a biblia.....leio-a com frequncia...encontro la muitas vezes o apoio, o conforto e um caminho em muitos momentos dificeis....experimentem o livro de Job....
que a biblia foi compilada por constantino todos sabemos..mas há mais texoz de profetas e de apóstolos que n constam na biblia e existem....leiam.nos.
eu acredito em Deus...nao o vejo..é certo...mas sinto-o. falo com ele ..peço ajuda....sinto me melhor...
já me revoltei contr aele e nem voces imaginam o quanto, mas houve momentoss da vida em que percebi....que Ele tava lá..me ajudava e que me fazia sempre bem desabafar com ele.
são coisas de cada um...nao se criticam, respeitam-se.
ja fui uma cristã católica ignorante..acreditava por acreditar. mas hj em dia defendo que os católicos, cm qulaquer praticante de qualquer religião, devem ser esclarecido...temos duvidas????tiram-se. lê-se, busca-se....
agora, voces que nao acreditam, fiquem bem..vivam....voces que acreditam: sejam felizes e vivam com aquilo em que acreditam. acima de tudo respeitemo-nos uns aos outros.....
eu sou feliz assim....acreditando e vivendo...e comparo-me com amigos meus que nao acreditam e nao vivem.....vivem ao sabor das nuvens e do vento..indo na vida cm eles dizem...apegados ao materialismo....... e olho pra eles e eu sinto me feliz....mais feliz...
exploração da religião??existe..e nao é so mal da Igreja Católica...é problema geral.. agora nao enfiem todos os catolicos no memso saco sff..da mesma maneira que nem tds os politicos de direita sao iguais, nem tds presidentes de camara sao corruptos, nem tds jogadores de futebol ganham dinheiro a rodos....
há ovelhas negras......em todo lado.. sejam felizes com ou sem crença!!!!!!
De ambp a 14 de Março de 2007 às 12:08
Para mim Deus não só existe com faz parte da minha vida. Falar de Deus é sempre polémico. Porque será? Acho que nós, como seres espirituais que somos, complicamos demais as coisas. Deus é uma experiencia que se faz. Só quem faz a experiencia de Deus pode e muda a sua vida. Como, quando e onde? não me importa muito.
De Fallen Angel a 14 de Março de 2007 às 14:37
As crenças prendem-se com o que precisamos para nos sentir fortes. Se existe alguém acima de nós não sei mas questiono isso desde os meus 7 anos de idade quando um padre, que nos devia elucidar sobre tal assunto, deu ordens para que "gentilmente " me conduzissem à saída da igreja. Que pensa Deus sobre isto?A maldade, a bondade e todos os outros sentimentos dependem de nós e não da palavra de outrem . Vivo a minha espiritualidade sem depender de regras ou dogmas pré definidos.Deus somos todos nós.
De Patrícia Soares a 14 de Março de 2007 às 15:50
Religião significa união.
De Um_Homem_das_Cidades a 14 de Março de 2007 às 17:12
«Deus» é a invenção mais estúpida do Homem!
De catia a 28 de Agosto de 2007 às 11:54
eu sou prima do boss ac e a unica coisa que ele quis foi relembrar a todos k dus nao é o k as frieras e isso disem mas nao para o tratar mal.
deus nao foi uma ciraçao dis hisite e se dises isso é pk nao es cristao por isso calate.
se nao es cristao nao devias estas aki nem ver nada disso
deus é o melhor k possa ahaver mas por veses fazer coisas k tem de ser feitas
disme se tu tartares todos mal etc...... achas k t«dues tevai dra a felicidade???? por favor claro k nao por isso ouve o k o bruno(boss ac) vai diser:
oi pesoal tasse? ainda bem , é so para diser que kando kreiei a musica que deus nao era para diser o k diseste um homem das cidades ok um abraçoa todos. de: catia tatiana quinataos boss ac fernandes e de : bruno joao quintaos boss ac fernandes xau

Comentar post

.posts recentes

. ...o fechar de um ciclo!

. Comentário sobre o videoc...

. Que Deus?

. Ao vivo e em directo...

. Em directo no SAPO Messen...

. Questionar?

. Diz-me o que pensas e vem...

. QUE DEUS ?

. Biografia

. Tour 2006

.tags

. actuações

. amor

. armas

. biografia

. comentário

. deus

. directo

. exclusivo

. festivais

. guerra

. ilusão

. lá por fora

. letra música

. mundo

. nomeações

. paz

. prémios

. que deus

. sapo msg

. tour 2006

. video

. videoclip

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds